ACERVO FOTO PARODI

FOTOGRAFIAS

Conheça

Coleções fotográficas do Acervo Foto Parodi

O Acervo Fotográfico da Família Parodi é considerado uma das principais coleções de documentos iconográficos e artefatos utilizados na prática da fotografia do país e possui os equipamentos (cerca de 1.000 itens), negativos, chapas de vidro, cópias originais em papel (ultrapassando 100.000 imagens), além de filmes cinematográficos (16 e 8 mm).

Todo esse material passa por um processo de organização, identificação, catalogação, conservação e digitalização para que esse rico conteúdo possa ser divulgado de forma ampla e democrática.

Na medida que este trabalho avança, estaremos disponibilizando, neste espaço, coleções fotográficas temáticas sobre eventos sociais e culturais, vistas da cidade, sua evolução urbana e arquitetônica, festas cívicas e religiosas; enfim retratos da cidade, cuidadosamente recortados e preservados pelos fotógrafos da Família Parodi.

Desfile em homenagem aos Expedicionários itatibenses 07/10/1945

A coleção de imagens do Acervo Parodi mostra o desfile em homenagem ao retorno dos Expedicionários itatibenses que participaram da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu no dia 07/10/1945.
As solenidades incluíram um desfile cívico, com a presença dos Expedicionários e seus familiares, da
Banda Santa Cecília, de autoridades e da população. Houve uma cerimônia no Paço Municipal, uma benção defronte à Igreja Matriz e finalmente a inauguração do monumento em homenagem aos itatibenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira, construído no Largo do Rosário.

O monumento em formato de obelisco registrava em uma placa em bronze o nome de todos os pracinhas de Itatiba: Antônio Bertolino,  Ângelo Grisoti, Antônio Martins, Benedicto Tinelo, Fortunato Reinaldi, Fortunado Santa Guido, Gilberto Tozzi, João Isac, João Mancin, José Bianchi, José Gasparini, José Mendes, José Telles, Jurandir Reinaldi, Luis Gasparini, Nelson Pompeu, Orlando Benedetti, Orlando Bertolini, Riciere Tozzi e Valter Minozzi. A maioria está na imagem feita por Francisco Giaretta Parodi. A criança vestindo uniforme da FEB, no colo do sargento Fortunato Reinaldi, é Fernando Giaretta Parodi.

 

A exposição fotográfica da Oficina Olhares da Nossa Gente – 2025

O projeto Olhares da Nossa Gente Itatiba tem como proposta principal trabalhar o fazer fotográfico como ferramenta de expressão comunitária dos bairros da periferia de Itatiba. Na sua primeira etapa, que teve início no mês de março de 2025, o projeto contemplou a realização de oficinas fotográficas destinadas à formação de jovens do bairro San Francisco. A exposição fotográfica reúne 44 imagens selecionadas pelos próprios participantes.

O projeto Olhares da Nossa Gente é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Itatiba, AMASF Associação de Moradores do Parque San Francisco, da EMEB Professora Inês Prado Zamboni, do Ministério da Cultura e Governo Federal. A coordenação é do fotógrafo e professor de fotografia Rogério Scavone com a participação de Marcos Vinício Parodi – fotógrafo e professor. Participantes: Ana Vitória Cruz Santos; Gabriely Vitória de Oliveira Costa; Guilherme da Silva Almeida; Isabely Braga Pereira de Paula; Marilia Letícia Marques de Freitas; Pablo Ryan Santos Costa; Sthefany Furlan Custódio; Wellen Vitória Soares Vieira; Yasmim Vitória Andrade Gonçalves; Yanne Beatriz Sousa Damasceno e Guilherme de Faria Pereira.

 

 

Fazendas de café fotografias publicadas no Almanaque de 1916

Esta é uma coleção com vinte imagens das principais fazendas produtoras de café de Itatiba, feitas por João Parodi e publicadas no Almanaque de Itatiba de 1916, organizado pelo Dr. Armando Rodrigues e editado pelo jornal “A Reacção”, dirigido por Evaristo Silva.

A coleção tem imagens da Fazenda Santa Leopoldina, Fazenda Santa Júlia, Fazenda Pereiras, Fazenda Sant’Anna, Fazenda Palmeiras, Fazenda de Horácio Soares de Oliveira no Bairro da Tapera Grande, Fazenda Santo Antonio, Fazenda Boa Vista, Fazenda Paraiso

Fazenda Santa Rosa, Fazenda Chapéu de Sol, Fazenda Belém, Fazenda Santa Gertrudes, Fazenda Santo Aleixo, Fazenda Santa Maria, Santa Maria do senhor Argemiro Cruz, no Bairro de Tapera Grande; Fazenda Avila, do Major Álvaro Damázio e a foto da sede da Fazenda Pereiras, de Lourenço Alves Cardoso.

A Companhia Estrada de Ferro Itatibense

A Estrada de Ferro Itatibense começou a ser construída em 1887 e foi oficialmente inaugurada em 1899.
A estação central de Itatiba ocupava um lugar privilegiado, na antiga Rua da Cascata, hoje Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. O prédio era considerado um marco na modernidade da cidade, sendo frequentado pela elite da cidade e palco de solenidades cívicas e políticas.

Inicialmente existiam apenas duas estações no trajeto entre Itatiba e Louveira: Luiz Gonzaga e Tapera Grande. Posteriormente foram sendo criadas paradas como Itapema, Paracatu, Paraíso e Abadia.
A Estrada de Ferro Itatibense foi desativada em 1952 e a maioria de suas instalações e vagões foi desmontada e vendida. Ficaram apenas alguns armazéns de alvenaria nas proximidades da antiga estação que foram modificados com o tempo.

No total, a Itatibense contava com três locomotivas: Barão de Campinas, Dr. Machado e Alves Cardoso; trinta e seis vagões de carga, seis de passageiros e três automotrizes (bondinhos que transportavam passageiros).
O Acervo Foto Parodi possui imagens de todas estações entre Itatiba e Louveira, das locomotivas e outras imagens relacionadas com a Estrada de Ferro Itatibense.

Nos envie sua mensagem pelos canais abaixo. Será um prazer respondelo

Fale Conosco

Acervo Foto Parodi

CONTATO

SERVIÇOS

Acervo Foto Parodi - Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados.

foto

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.

Ao compartilhar ou reproduzir, por favor, cite a fonte de origem e respeite os créditos autorais.