No dia 8 de novembro de 2024, na Biblioteca Municipal Chico Leme, aconteceu o lançamento oficial do filme “Os Fotógrafos da Família Parodi”, um documentário de Rogério Scavone.
O evento fez parte das comemorações dos 167 anos de emancipação política de Itatiba.
A produção do audiovisual “Os Fotógrafos da Família Parodi” narra o trabalho de cinco gerações de fotógrafos atuando em Itatiba e no interior de São Paulo desde 1907, e tem como objetivo resgatar a história desses profissionais, mostrar uma seleção com as melhores imagens que eles produziram, quais foram as técnicas e equipamentos utilizados e divulgar a existência do Acervo dos Fotógrafos da Família Parodi considerado um patrimônio cultural inestimável, permitindo que a população conheça e tenha acesso ao seu conteúdo.
O documentário é um média-metragem, com 58 minutos e tem o roteiro e direção de Rogério Scavone, a produção e edição de Luiz Uchôa e a narração de Paulo Henrique Degani. Livre para todas as faixas etárias.
A produção do documentário conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Itatiba – Trabalho Sério Futuro Certo e a realização é da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
O documentário “Os Fotógrafos da Família Parodi” está disponível no YouTube e nas redes sociais, ampliando imensuravelmente a possibilidade de acesso público e o aproveitamento do seu conteúdo.
O Acervo da Família Parodi é considerado uma das principais coleções de documentos iconográficos e artefatos utilizados na prática da fotografia do país.
O livro tem como objetivo resgatar a história desses profissionais, mostrar uma seleção com imagens que eles produziram, quais foram as técnicas e equipamentos utilizados e divulgar a existência do Acervo da Família Parodi considerado um patrimônio cultural inestimável, permitindo que a população tenha acesso de forma gratuita e democrática ao seu conteúdo.
O imigrante italiano Nicolau Parodi radicado no Brasil desde o final da década de 1880, inaugura, em 1907, a Casa Parodi, pioneira na atividade fotográfica em Itatiba SP.
Ao longo de 117 anos e cinco gerações, a Família Parodi se dedica ao trabalho fotográfico. O livro foi lançado pela Editora do Centro de Memória da Unicamp e impresso no formato 22x24cm, tem capa dura, miolo com 184 páginas, em 4 cores e 246 fotos.
O projeto Olhares da Nossa Gente Itatiba tem como proposta principal trabalhar o fazer fotográfico como ferramenta de expressão comunitária dos bairros da periferia de Itatiba.
O projeto contempla a realização de oficinas fotográficas destinadas à formação de jovens do bairro San Francisco permitindo que eles conheçam técnicas fotográficas, equipamentos (câmeras e aparelhos celulares), possibilidades de composição, o uso de imagens como manifestação artística e cultural, entre outros saberes. A coordenação do projeto é do fotógrafo e jornalista Rogério Scavone.
As inscrições gratuitas serão feitas entre 3 e 28 de fevereiro na sede da AMASF Associação de Moradores e Amigos do Parque San Francisco, na Travessa Mario Generoso. Vagas limitadas. As aulas serão aos sábados pela manhã. A primeira aula será no dia 08/03 das 9 às 12h.
Informações pelo telefone whatsapp 11 974820050
A oficina fotográfica também vai trabalhar o conceito do uso da fotografia para contar histórias, motivar reflexões e transmitir mensagens.
Após a realização das oficinas fotográficas serão organizados percursos fotográficos no Bairro San Francisco, para que os jovens apliquem na prática os conceitos transmitidos e produzam imagens da comunidade, que posteriormente serão utilizadas em uma exposição fotográfica (física), e no conteúdo de páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube
O projeto Olhares da Nossa Gente é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Itatiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Ao compartilhar ou reproduzir, por favor, cite a fonte de origem e respeite os créditos autorais.